fbpx

4 medidas para manter a saúde financeira do consultório

Para que o seu consultório tenha uma boa saúde financeira, há boas práticas que podem ser executadas. Confira!

Os médicos que são empreendedores e donos do seu próprio consultório precisam estar sempre atentos a boas práticas para manter a saúde financeira do negócio. Para isso, diversificar os conhecimentos é muito importante.

Além de medicina, também é relevante ter conhecimentos sobre administração de empresas, gestão hospitalar estratégica, marketing, contabilidade e outras áreas que são essenciais para o bom funcionamento de qualquer negócio. Somente assim se poderá crescer de forma saudável.

4 estratégias para ter um consultório com boa saúde financeira

Para que você possa ter mais sucesso na gestão do seu consultório, listamos algumas dicas práticas. Acompanhe e veja o que você pode colocar em ação!

Crie um planejamento estratégico

É essencial que o consultório médico tenha um planejamento estratégico bem definido. Para isso, o primeiro passo é criar as diretrizes organizacionais do negócio, ou seja, a missão, a visão e os valores.

A partir disso, devem ser feitas análises do cenário interno e externo do consultório, gerando estratégias para que se possa ter mais lucros e amenizar possíveis perdas. Recomenda-se que o planejamento seja revisitado pelo menos uma ver por ano.

Organize o seu fluxo de caixa

Cuidar do fluxo de caixa é um dos principais pontos que devem ser observados quando falamos em saúde financeira do consultório. Investir em um software de gestão que automatize esse trabalho é bem interessante para evitar falhas.

Um dos principais cuidados para se ter é categorizar as receitas e despesas do negócio. Os lucros, por exemplo, podem ser divididos entre consultas particulares e as que são intermediadas por planos de saúde.

A ideia é que você possa verificar o que dá mais e o que dá menos dinheiro, para que possa direcionar as suas estratégias de maneira mais adequada.

Invista em marketing

Para que mais pessoas conheçam o seu consultório, bem como para estreitar as relações com quem já é seu paciente, investir em marketing é essencial. É preciso, no entanto, ter cuidado com as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM) para a publicidade médica.

Não é permitido divulgar valores cobrados por consultas e procedimentos, tampouco mostrar fotos dos pacientes em tratamentos. Porém, você pode criar conteúdo informativo, como dicas de saúde e prevenção de doenças nas redes sociais.

Isso engaja o público, faz com que mais pessoas conheçam o seu trabalho e agendem consultas com você.

Busque por novos conhecimentos

Para quem administra um negócio, é necessário sempre conhecer novas técnicas de gestão e ferramentas que podem ser utilizadas. Como esses conhecimentos geralmente não são ensinados nas faculdades de medicina, fazer cursos livres ou de extensão é uma alternativa interessante para aprender sobre temas pontuais.

Ao seguir essas dicas, ficará mais fácil de ter um consultório médico com uma boa saúde financeira. De tal maneira, você potencializará os seus lucros e terá mais sucesso em sua carreira como empreendedor.

No blog da IBCMED também tem muito conteúdo interessante, com dicas para aperfeiçoar a sua rotina como médico e empresário. Acesse agora mesmo e confira!

Menu